QUERO DOAR
Sem categoria | 14.05.2014 | Publicado por admhous

ASA completa 73 anos a serviço da sociedade

A Associação Santo Agostinho – ASA completa 73 anos de atividades neste mês de maio. O trabalho institucional teve início em 1942, quando um grupo de ex-alunas das Cônegas de Santo Agostinho se reuniu para dar apoio às famílias dos soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial. As atividades de assistência a crianças, adolescentes e idosos se desenvolveram e acompanharam as modificações sociais, adaptando-se às novas necessidades e demandas da sociedade.

Daquele grupo inicial de voluntárias, a estrutura da ASA evoluiu para uma equipe de mais de 250 profissionais de várias áreas. Hoje, entre crianças, jovens e idosos, a instituição atende mais de 1400 pessoas em seus cinco Centros de Educação Infantil (CEI), as creches da ASA; cinco Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), os Recantos ASA, e o Lar Santo Alberto, para idosos.

Sempre apoiada pelo trabalho de voluntários, a ASA busca constantemente o aprimoramento de sua atuação. Além dos programas regulares que oferece para cada público atendido, a ASA desenvolve projetos com a colaboração de organizações financiadoras, entre elas a Fundação Itaú Social; a Ultragaz; a Fundação Prada e a Fundação Crespi-Prado. Já realizou também projetos com captação de recursos aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/FUMCAD) e Secretaria Estadual de Cultura de SP.

Em parcerias com organizações de reconhecida excelência, a ASA busca o que há de melhor para os seus assistidos. Foi assim com a criação do projeto pedagógico das creches ASA, que atendem crianças de 0 a 4 anos, desenvolvido em parceria com a Fundação Carlos Chagas e o Instituto Girassol – Educação Infantil e Pesquisa. O projeto “Cuidar/Educar Crianças Pequenas” baseia-se na pedagogia do “Cuidar / Educar Crianças Pequenas”, que significa propiciar espaço, tempo e materiais que permitam às crianças brincar, descansar, movimentar-se, expressar pensamentos e sentimentos, adquirir autonomia, enfim, serem tratadas como sujeitos de direitos.

Nos Recantos, que recebem crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, o projeto sociocultural promove o desenvolvimento das potencialidades individuais e o fortalecimento pessoal, familiar e social dos participantes. As oficinas dão prioridade à formação cidadã dos jovens e o envolvimento das famílias, para que todos possam se tornar protagonistas de suas próprias histórias.

Tanto quanto a infância e a juventude, a velhice também requer cuidados especiais, os quais nem sempre podem ser dispensados pelas famílias. Os idosos não podem ficar sozinhos e em nossa realidade social, não são poucos os que chegam aos últimos anos de vida sem família ou pessoas que possam acolhê-los. Estas pessoas têm uma história de vida, um repertório próprio, lembranças, marcas e hábitos adquiridos ao longo de muitos anos. Por isso, o respeito e a valorização da história do idoso, a atenção e o cuidado personalizados, são preocupações dos 44 profissionais que cuidam dos residentes do Lar Santo Alberto. Aproximadamente 20% dos nossos residentes perderam o vínculo com suas famílias. Tentar reencontrá-las e resgatar os laços entre seus membros – muitas vezes afastados por décadas – também é uma tarefa que os profissionais do Lar desenvolvem com muita esperança.

Todo esse trabalho só é possível graças à participação ativa da sociedade, seja por meio de apoio financeiro direto ou para a compra de equipamentos e materiais, de trabalho voluntário, de doações da Nota Fiscal Paulista e de doações diversas que são revertidas em renda nos dois brechós da entidade, em Pinheiros e em Santana. Uma agenda de eventos que mesclam entretenimento e ações do bem também colabora para a sustentabilidade financeira institucional.

Conheça a ASA e venha fazer parte desta história.

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos