QUERO DOAR
Campanhas | 12.09.2014 | Publicado por admhous

Novo programa ASA Cultural oferece curso de arte com renda revertida para projetos

Curso sobre grandes pintores está com inscrições abertas

de atividades culturais abertas ao público com parte da renda revertida para os projetos da entidade. O programa será inaugurado com uma palestra e um curso sobre a arte de Monet, Van Gogh, Matisse e Picasso, além de uma visita guiada ao Centro Cultural Banco do Brasil. Para estas atividades, a ASA firmou uma parceria com a curadora Elisabeth Leone, sócia da Lis Produções.

O lançamento do ASA Cultural será realizado no dia 17 de setembro com uma palestra gratuita e aberta ao público.  A visita à mostra “Ciclo”, no CCBB, está prevista para 24 deste mês e o curso tem início em 1º de outubro.

A palestra e o curso serão realizados na sede da ASA: Rua Conselheiro Zacarias, 97, Jardim Paulista, São Paulo. O local também será o ponto de encontro para a visita cultural.

Confira abaixo os detalhes de cada atividade:

 

PALESTRA “PINCELADAS SOBRE MONET, VAN GOGH, MATISSE E PICASSO”
A palestra apresenta o contexto artístico na França do século XIX até o início do século XX, período no qual os artistas citados são responsáveis, mesmo sem querer, pelo impressionismo, pelo expressionismo, pelo fovismo e pelo cubismo, respectivamente.
Data: 17 de setembro, das 14h30 às 15h30
Entrada gratuita

 

VISITA CULTURAL: Por outros caminhos
É um passeio diferente pela cidade e alguns de seus lugares. O itinerário varia conforme o que se apresenta na cidade e inclui galerias de arte e suas exposições temporárias, museus, ateliês de artistas plásticos e/ou estilistas de moda, cafés, bares e outros possíveis locais que despertem o interesse de nosso público.

 

No dia 24 de setembro a proposta é visitar a exposição “Ciclo – criar com o que temos”, no Centro Cultural do Banco do Brasil. Ela reúne trabalhos de 14 artistas de diferentes gerações e nacionalidades, que trabalham com materiais como câmaras de pneus, palitos de dente, armas, doces e até mesmo lixo. É uma oportunidade única de entrar em contato com grandes nomes da arte internacional, como o chinês Song Dong e a portuguesa Joana Vasconcelos.

Depois o grupo seguirá para um café na Casa Mathilde, onde todos podem experimentar o pastel de Belém dessa doceria tradicional portuguesa, que também oferece outros doces conventuais.

Data: 24 de setembro, das 13h às 17h30

Investimento: R$ 150 por pessoa

 

CURSO RUPTURA E CONSTRUÇÃO – MÓDULO I com 4 aulas
Nesse módulo, a proposta é apresentar a vida, a obra, a época e os amigos dos grandes pilares da arte do século XX. A partir de meados do século XIX até o início do século XX, os pintores europeus, principalmente os franceses, buscam romper com a perspectiva central e a “visão acadêmica” ocidental para propor outras formas de apresentar uma imagem.  Monet dá o primeiro passo, uns o seguem e outros partem de sua pesquisa e a transformam ainda em tantas outras possibilidades para a criação de uma imagem.

Monet: as transformações de Paris, seus amigos e sua fidelidade ao impressionismo
Van Gogh: um pastor sem igreja, um pintor sem clientes
Matisse e a “Alegria de Viver”
Picasso e a intensidade de sua vida e sua obra

Datas: 1º, 8, 15 de outubro e 12 de novembro, das 14h às 16h
Investimento: R$ 280 por pessoa

 

SOBRE ELISABETH LEONE

Elisabeth Leone Gandini Romero é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, curadora de Artes Visuais, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP, formada em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy, pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura da PUC-SP, professora convidada nos cursos de pós-graduação na Universidade Anhembi-Morumbi e SENAC. Sócia da empresa Lis Produções.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Com Jessica, pelo telefone 3887 1112 ou pelo email jessica@asatransforma.org.br

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos