Campanhas | 22.04.2015 | Publicado por admhous

Com apoio do Fundo Itaú de Excelência Social, ASA capacita profissionais dos CEIs

Atividades de formação são voltadas para música e avaliação de projetos

Com foco nos Centros de Educação Infantil (CEIs) – Creches ASA, o Programa de Educação Infantil foi um dos selecionados para receber o apoio financeiro do Programa de Investimento em Programas Sociais – Fundo Itaú Excelência Social “PIPS FIES”, uma iniciativa do Banco Itaú. O projeto, que teve início em março, está empolgando as equipes das creches. As atividades pretendem beneficiar as crianças por meio da capacitação dos coordenadores e professores nas áreas de música e de avaliação de projetos.

A educadora musical Teca Alencar de Brito afirma que a música é uma arte que integra várias experiências vividas pela criança, pois, ao participar de atividades musicais, ela se movimenta, fala, canta e se socializa. O repertório das palavras e os aspectos motores, afetivos e intelectuais são ampliados no contato com os sons. Já para a pesquisadora em desenvolvimento humano, Elvira Souza Lima, a música, para a criança, é fator de humanização, de congregação com os adultos e com as crianças mais velhas, tem um papel na identidade cultural e é decisiva no desenvolvimento da função simbólica.

Para formar os profissionais das creches em música, a ASA contratou o professor Marcos Azambuja, que já realizou duas oficinas com forte conteúdo técnico e muita animação.

Com foco no aperfeiçoamento dos processos de avaliação implementados nas creches, os profissionais passaram a contar com a experiência de Cristina Meirelles, da CASA7. A formação visa discutir o que é avaliação, por que avaliar, o que avaliar, com quem e para quem avaliar. E, a partir disso, levantar um diagnóstico que contribua para melhorar as ações, os procedimentos, as relações, a criação de metas, o levantamento de necessidades, a correção de direção e a mudança de estratégias. A formação parte de uma proposta participativa e tem sido muito estimulante para os participantes.