QUERO DOAR
INSTITUCIONAL | 30.05.2017 | Publicado por COMUNICAÇÃO ASA

18 anos de dedicação à ASA

Após quase duas décadas à frente do Conselho de Administração da ASA, Maria Inês de Paula Eduardo se despede com um emocionante discurso. Confira abaixo na íntegra:

Com grande alegria, encerro hoje um importante ciclo da minha vida,
que muitas vezes se confunde com a vida da ASA!

Foram 18 anos de muita luta, garra, persistência, coragem e determinação, que sempre nortearam as minhas atitudes a frente da Diretoria Executiva, dos Conselhos Deliberativo, Fiscal, Consultivo e de Honra e do Conselho de Administração.

Em todos estes anos, procurei ser transparente e busquei me aconselhar com pessoas que pudessem respaldar, em suas áreas de atuação, às inúmeras intervenções e atitudes, muitas vezes difíceis, mas sem dúvida necessárias, que foram tomadas pensando na causa, na missão e no papel que a ASA tem na sociedade.

Busquei, também, implementar mudanças que fossem significativas nas diversas formas de atendimento, com o objetivo de transformar a vida de milhares de crianças, adolescentes, idosos e de seus familiares, além dos funcionários da instituição.

Tenho orgulho de dizer que os funcionários da ASA – e não foi sempre assim – têm ensino fundamental completo, muitos com ensino médio e a maioria já com nível universitário! Para tanto, investimos e contamos com diversas parcerias para que cada vez mais o trabalho oferecido fosse de extrema qualidade.

No meu primeiro discurso de posse, em março de 1999, falei que dependia de nós, sociedade civil, transformarmos o mundo. Hoje repito e acrescento: Depende de nós, sociedade civil, fazermos com que os recursos humanos e financeiros transformem em realidade uma ação social cujo resultado traz um valor humano inestimável: DIGNIDADE.

É o que a ASA faz: transforma a vida de todas as pessoas envolvidas: voluntários, funcionários, crianças, adolescentes, adultos e idosos e suas famílias.

Certa vez uma pessoa me perguntou: Vale a pena presidir a ASA, uma entidade tão grande e com tantos problemas?

Hoje eu digo que muitas vezes tive vontade de desistir, de largar tudo diante de tantas dificuldades, mas a minha vontade de alterar a realidade era muito maior e me instigava a buscar mais e mais qualidade no atendimento.

SIM, VALE A PENA.

Acredito que a ASA está sendo gerida por um grupo de profissionais engajados e comprometidos com a causa e que, sob a tutela de um novo Conselho de Administração e Fiscal, do qual sempre farei parte, como membro do Conselho de Administração, que zelarão pelo patrimônio conquistado ao longo de tantos anos. Quando falo em patrimônio, não estou me referindo somente ao físico, mas principalmente, pelo humano e por todo o trabalho de alta qualidade implementado até os dias de hoje.

Espero e desejo que a equipe de profissionais se envolva cada vez mais com a missão da ASA e que a nova Presidente, Teli Penteado Cardoso, juntamente com o novo grupo de conselheiros eleitos e que tomará posse para o próximo quadriênio – 2017 – 2021, jamais deixem que a chama desta instituição se apague.

Deixo a presidência certa de que fiz e dei o meu melhor.

Entrego a ASA sem nenhum passivo financeiro e ainda com um orçamento para este ano bastante conservador e realista.

Conto, também, que a entidade está moderna, perfeitamente ajustada ao mundo contemporâneo, com ideias e projetos inovadores e pronta para comemorar seus 75 anos de vida de dedicação ao próximo!

Antes de terminar o meu discurso, quero enfatizar que não fiz nada sozinha. Sempre tive o privilégio de poder compartilhar e dividir tarefas importantes com uma formidável diretoria executiva, um conselho fiscal responsável e apoiador, um conselho de administração e uma equipe de profissionais compostos por pessoas leais e competentes e que muito me ajudaram nesta longa empreitada.

Agradeço também aos inúmeros parceiros que acreditaram e apoiaram todas as mudanças ocorridas e em projetos inovadores.

Agradeço todos os assessores nas diversas áreas: educação, jurídica, financeira, recursos humanos, de engenharia e arquitetura que prestaram e que continuarão a prestar seus serviços a esta entidade.

Agradeço a todos os conselheiros e associados que me elegeram e que depositaram em mim a confiança em conduzir esta entidade e espero ter correspondido às expectativas.

Agradeço a todos os membros da diretoria executiva que me acompanharam ao longo dos 18 anos desta minha jornada tão enriquecedora e abençoada por Santo Agostinho.

Agradeço à Fernanda Murray Sandt e à Vera de Carvalho Levy pela amizade e parceria.

Muito obrigado ao meu marido, filhos, noras, genro e meus 6 netos, meus irmãos e à minha mãe, Odyra, que me ensinou a amar esta entidade e me iluminou nos momentos mais delicados e nas duras decisões tomadas.

Obrigada, família ASA! Deixo hoje uma Associação ainda melhor do que encontrei, assim como saio uma pessoa muito melhor do que quando entrei ao assumir a presidência!

 

 

Muitas conquistas e trabalho em prol da sociedade

Ao longo de sua trajetória como presidente do Conselho de Administração da ASA, Maria Inês de Paula Eduardo consolidou muitos projetos importantes para a instituição.

De 1999 a 2017, foi dispendido um grande esforço para formação e qualificação dos funcionários da ASA, melhorias na infraestrutura das unidades, instalação de sistema de segurança, profissionalização dos processos e equipes administrativas e financeiras, aprovação e desenvolvimento de mais de vinte projetos socioeducativos para todos os atendidos, diversos eventos, consolidação de importantes parcerias, renovação dos modelos de prestação de serviços dos espaços, aumento e gestão ativa do patrimônio material e intangível da ASA, além do fim de déficit financeiro da instituição.

Todos os associados, conselheiros, voluntários, funcionários, parceiros e atendidos da ASA reconhecem o legado deixado pela ex-presidente e agradecem seu empenho e por tantos anos de trabalhos dedicados à sociedade.

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos