QUERO DOAR
INSTITUCIONAL | 18.12.2017 | Publicado por COMUNICAÇÃO ASA

ASA 75 anos: conquistas e desafios

Ao longo de sua história, a ASA sempre acreditou na força da educação e do cuidado para criar novas oportunidades, transformar realidades e garantir dignidade em todas as etapas da vida de milhares de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de São Paulo.

Esse foco orienta todos os projetos, ações e atividades de educação e acolhimento elaborados, desenvolvidos e executados pela associação.

Na comemoração de seus 75 anos, o compromisso com o futuro exige repactuar seus princípios organizacionais para continuar cumprindo sua missão. A ASA continuará a acolher e transformar!

Nos depoimentos a seguir, percebe-se que as conquistas e transformações ao longo da história da ASA asseguram a perpetuação da qualidade dos serviços prestados.

 

Maria Estela Penteado Cardoso  

Maria Estela Penteado Cardoso –Teli
Presidente do Conselho de Administração

 

Nesse ano, e ao longo de sua própria história, a ASA se transformou?

Eu diria que sim e que não. A essência da ASA, a razão de sua mais profunda existência é a mesma. Nesses 75 anos, a instituição só vem reforçando e confirmando sua missão, mas sua estrutura mudou. Hoje contamos com mais unidades, mais atendidos, mais funcionários, mais receitas e mais despesas. Porém, todas as suas ações mantêm o mesmo propósito de oferecer excelência no cuidar e educar de bebês a idosos.

Há importantes funções que foram repensadas e que exigiram novos conceitos e nova nomenclatura: sai o assistencialismo, a caridade e entram as parcerias, as trocas, o comprometimento de receber e fazer sua parte. Surge o Terceiro Setor que formaliza a gestão, contrata dirigentes, faz contratos com os outros setores, sem descuidar da população que vive em situação de vulnerabilidade. A ASA evoluiu nesse sentido também.

Nesse ano, os conselhos de Administração e Fiscal foram constituídos por cidadãos de ambos os gêneros, substituindo o tradicional grupo de senhoras. Os encontros acontecem à noite, possibilitando a presença daqueles que trabalham o dia todo.  São empresários e profissionais liberais que trazem sua vivência e seu saber para aconselhar, formar redes de contato para captação de recursos, garantindo a sustentabilidade da ASA.

Não há como almejar excelência sem mudar, evoluir, progredir. Temos que inovar mantendo a crença e a credibilidade, numa sociedade que precisa construir junto para dar conta de tantas injustiças.

E acima de tudo, nossa fé foi é e sempre será imbatível. Temos Deus conosco para nos iluminar e fortalecer, para que possamos perpetuar o amor ao próximo!

 

 Celia Tilkian
Superintendente Executiva

 

Comemorar 75 anos nos dá a dimensão da responsabilidade de dirigir a ASA. Olhar para toda essa história e ver o percurso percorrido e a grandeza do que foi construído, graças ao esforço de todos os seus voluntários, funcionários e amigos, aumenta ainda mais essa responsabilidade.

Ao aceitar o desfio de dar continuidade a essa obra, a  preocupação sempre foi a de manter a qualidade dos serviços e perseguir a excelência dos atendimentos em prol daqueles que mais necessitam.

Imprimimos uma gestão mais moderna e eficiente, focada em resultados, e conseguimos com isso zerar o déficit orçamentário que perdurava por anos. Introduzimos  novos projetos que garantiram uma melhor qualidade na formação dos profissionais da ASA resultando na melhoria na prestação de serviços aos nossos atendidos. Compartilhamos  de maneira mais efetiva com a sociedade as conquistas da ASA,  alcançadas diariamente com muita competência e transparência, sempre com a ajuda de nossos profissionais.

Com o apoio de uma equipe focada no desenvolvimento institucional da ASA, nos dedicamos, também, a ampliar significativamente o número de parceiros e patrocinadores, o que tem colaborado muito com a objetivo de manter a sustentabilidade financeira da ASA.

Em 2017, a instituição e todos aqueles fazem parte dessa história  receberam o seu devido reconhecimento. A ASA foi eleita umas das 100 melhores ONGs do Brasil.

Dentre mais de trezentas mil organizações sociais que existem hoje em nosso país, nos orgulhamos muito de ser uma das melhores.

Tendo ao lado  pessoas comprometidas e dedicadas à causa social, temos  a certeza, garantiremos cada vez mais o cumprimento da nossa missão nos próximos setenta e cinco anos da ASA!

 

 

 


Carmelita Sanches
Gerente Financeira 

 

Nos últimos anos, o departamento financeiro da ASA implementou várias ações que vêm trazendo bons resultados do ponto de vista da segurança, eficiência, credibilidade e transparência.

A primeira mudança marcante foi internalizar a contabilidade e a folha de pagamento. Essa medida acarretou melhores controles à associação. Além da negociação e liquidação de vultosas dívidas com Caixa Econômica Federal e Sabesp.

Quanto ao relacionamento com fornecedores e pagamento de encargos, todos são pagos rigorosamente dentro dos prazos de vencimento, reafirmando o compromisso da ASA com seus parceiros.

A adoção de um sistema financeiro que organiza procedimentos, controles, informações, mailing, garantem confiabilidade às atividades da área financeira e facilitam o trabalho da equipe. Esta, por sua vez, sente-se mais segura e realiza suas atividades com mais qualidade.

Como resultado, há mais transparência e correção nas prestações de contas de brechós, projetos, ações, balanço, trazendo legitimidade aos processos financeiros da ASA.

 

Silvia Cambraia
Gerente Administrativa 

 

Ao longo dos últimos anos, foram implementados novos e melhores processos, sistemas e procedimentos administrativos na ASA.

De maneira geral, a melhor execução e controle de compras; contratos; melhor planejamento e execução orçamentária de manutenção nas unidades; melhor planejamento e execução logística na retirada de doações (especialmente agendas e rotas); sistemas de TI articulados resultaram em maior eficiência administrativa como um todo, mas também em significativa economia de recursos financeiros, de pessoal e de tempos.

Uma área que vem merecendo grande atenção nos últimos anos é Recursos Humanos. A ASA, em consonância com sua missão, internamente também busca acolher e educar seus colaboradores. Para tanto, tem investido na formação continuada de seus gerentes e diretores de unidades para que conheçam cada vez mais as melhores práticas em gestão de pessoas. Esse esforço tem o intuito de aprimorar as relações das equipes assegurando que bons profissionais permaneçam conosco.

Nessa perspectiva, os processos de seleção foram aprimorados, foi feita a atualização dos perfis profissionais, implantadas como rotineiras as entrevistas de feedback e desligamento. Com relação aos benefícios para os colaboradores, a troca de fornecedor permitiu ampliá-los ao mesmo tempo em que se reduziu o custo desse contrato.

Todas as melhorias estão sendo essenciais para promover o bom desempenho das equipes bem como para assegurar mais agilidade, eficiência e transparência aos processos administrativos, o que está impactando positivamente no desempenho da ASA como um todo.

 

 

 


Clícia Bastos
Coordenadora Geral dos CCAs

 

Ao longo de seus 75 anos, a ASA sempre exerceu papel preponderante na busca de soluções para a desigualdade social, por meio da educação, empoderamento e autonomia das crianças, adolescentes e idosos.

No que se refere aos Centros para Crianças e Adolescentes – CCAs da ASA, acredito que as mudanças, de uma forma geral, são motivo para celebração: novos profissionais, novos projetos, melhoria significativa na qualidade do trabalho que ofertamos.

Não posso deixar de falar também do olhar que a ASA tem, historicamente, de cuidar da equipe que cuida. Os funcionários que estão na ponta do serviço, com a mão na massa, precisam de apoio, alimento, crescimento, reconhecimento e isso a ASA faz muito bem! Com a entrada dos projetos conseguimos remunerar melhor nossos educadores, dar a eles momentos de reflexão sobre seu trabalho, sua vida, seus caminhos, além de apoio técnico na execução do planejamento de suas ações e suporte para enfrentar os conflitos do dia a dia com as crianças e adolescentes.

Vivenciamos, em 2017, nove projetos, entre novos e já existentes desde 2016. Isso traz um ânimo novo e vontade de superar cada vez mais os desafios e alcançar um novo patamar de qualidade serviço.

Além disso, tivemos oportunidade de contar com o trabalho de profissionais externos, o que trouxe um ganho importante para as crianças e adolescentes, equipes dos CCAs e familiares, que comparecem às reuniões e atividades dos CCAs em números cada vez maiores.

 

 

 

Sandra Julieta Leme da Costa
Gerente Centro Dia de Idosos

 

No Centro Dia de Idosos ASA as transformações foram gigantescas. A ASA conseguiu fazer importantes melhorias na infraestrutura da unidade e alterou toda a dinâmica do atendimento do serviço, que passou de ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) para um atendimento voltado totalmente para qualidade de vida e dignidade dos idosos.

O projeto do Centro Dia é uma grande inovação tanto para a ASA quanto para a cidade de São Paulo. A ASA foi uma das primeiras entidades a firmar parceria com a Prefeitura de São Paulo, tendo em vista seu potencial de atendimento e histórico de qualidade e responsabilidade com o bem-estar de seus atendidos.

O Centro Dia oferece um espaço para práticas e atividades diversificadas, garantindo qualidade de vida, dignidade, convivência, autonomia, cidadania e manutenção dos vínculos familiares. Os idosos participam de atividades lúdicas, de sociabilização e desenvolvimento cognitivo, além de saídas externas e convívio com a comunidade.

Durante o ano de 2017, o Centro Dia firmou parceria com importantes grupos de voluntariado corporativo, como a Amil Saúde, Banco Itaú, Escola Viva, entre outros. Esses voluntários trouxeram ainda mais alegria aos dias dos idosos da ASA.

 

 

 


Sueli Santana
Coordenadora Geral dos CEIs ASA

 

As conquistam também se estendem às unidades de atendimento da ASA. Nos Centros de Educação Infantil, o projeto pedagógico bem estruturado e inovadoras metodologias, em conjunto com parcerias importantes, garantiram o alcance de níveis de excelência.

Hoje os CEIs ASA tornaram-se referência tanto para os atendidos e seus familiares, quanto para a própria rede municipal e seus gestores.

Todos que conhecem a ASA, sabem do seu compromisso com a transformação social e o atendimento de qualidade em prol daqueles que mais necessitam.

Isso só foi possível a partir da história significativa na construção do olhar para as crianças, adolescentes e idosos, que visam o respeito, a dignidade e a valorização do ser humano.

A grande atenção destinada à formação dos funcionários dos CEIs foi muito importante para o aperfeiçoamento do nosso serviço.  A postura profissional e comprometida das equipes é facilmente percebida pelos pais e responsáveis das crianças atendidas. Esse retorno é percebido tanto no dia a dia com eles, quanto nas redes sociais, por meio de demonstrações de gratidão a apreço por nosso trabalho.

Além disso, de um modo geral, considero a relação mais próxima entre os diversos setores um ganho e a busca de um maior profissionalismo vem tornando a ASA uma entidade forte no atendimento as crianças, jovens e adultos.

E, nesse ano de 2017, todo este esforço foi reconhecido tanto interna quanto externamente. Os cinco CEIs ASA receberam uma importante certificação do Programa Escola do Bem, coordenado pelo Instituto Noa, que mobiliza instituições de ensino para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e melhorar o bem-estar das famílias. Hoje os CEIs são “Escolas do Bem” pois além de oferecerem um serviço de excelência aos alunos, também são espaços que engajam a família no desenvolvimento da criança e na sustentabilidade das cidades.

 

 

Nicole Morihama,
Rosana Bertaioli e
Thais Certain

Desenvolvimento Institucional 

 

Em 2017, também tivemos importantes conquistas do núcleo de Desenvolvimento Institucional da ASA.

O processo de modernização da organização começou com o reposicionamento da marca e da identidade visual, com o objetivo de criar uma imagem mais moderna e contemporânea para a instituição, ajudando a torná-la ainda mais conhecida, mais desejada e mais apoiada.

A receptividade da mudança superou as expectativas e os ganhos foram notáveis. Hoje a ASA alcançou um novo patamar de comunicação.

Como consequência, obtivemos um grande aumento da visibilidade na imprensa e outros importantes canais de comunicação. Nesse ano, efetivamos parceria com a Editora Abril para divulgação do trabalho institucional. A ASA teve seus anúncios publicados em importantes periódicos com abrangência nacional, como a Revista Época, Superinteressante, Claudia e Crescer.

Firmamos ainda parceria com as redes de cinema Cinemark e Kinoplex para divulgação de nosso vídeo institucional, atingindo quase 10.000 pessoas ao longo da ação. Foi uma excelente oportunidade de apresentar a instituição a quem não a conhecia.

Seguindo o objetivo de renovação e modernização, o núcleo de captação elaborou estudos importantes para dinamizar o sistema de envio de boletos, com a implantação de mala direta. Além disso, instaurou mecanismos para captação de recursos por meio de cartão de crédito e outras vias eletrônicas que facilitaram a doação de pessoas físicas e jurídicas.

Ao mesmo tempo, tivemos a primeira edição do Prêmio ASA Transforma, como forma de agradecimento e reconhecimento aos doadores que apoiaram a ASA nos últimos anos. Esta e outras ações fortaleceram o relacionamento institucional da ASA com seus parceiros.

E, ao ser certificada como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, provou-se a qualidade da ASA em seu trabalho, em se comunicar com seus públicos, além da transparência na divulgação de seus processos administrativos, contábeis, financeiros e de prestação de contas dos recursos obtidos através de doações e patrocínios.

No núcleo de Projetos os ganhos também foram notáveis. Em 2017, com o apoio de novos e antigos patrocinadores e uma equipe comprometida, tivemos um número recorde de projetos  que garantiram uma melhor formação aos nossos educadores e consequentemente um melhor atendimento aos nossos educandos. Os temas que vem sendo trabalhados colaboram  para a autonomia, o protagonismo e a saúde de nossas crianças e adolescentes.

Tão gratificante quanto iniciar um projeto, é conclui-lo atingindo as metas propostas e agregando valores aos nossos profissionais e atendidos.

Continuaremos a nos empenhar em garantir a visibilidade da ASA e qualidades dos serviços prestados satisfazendo assim nossos atuais financiadores e tentando ampliar esse apoio.

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos