QUERO DOAR
Blog | 28.08.2018 | Publicado por COMUNICAÇÃO ASA

Projetos

Projetos

Centros para Crianças e Adolescentes – CCA’s
O projeto Estimula Cidadania, que contou com o patrocínio da Ultragaz, foi encerrado em junho com um resultado incrível! As crianças e adolescentes, depois de observarem as comunidades e entorno dos CCAs, discutiram em pequenos grupos e definiram em assembleias ações que foram realizadas para melhorar o que não gostaram (limpeza de praças, pintura de brinquedos em praças, panfletagem para conscientização sobre riscos de uso de drogas, entre outras). Experimentaram na prática, como protagonistas pró-ativos, como exercer a cidadania.
Uma novidade trazida com esse projeto, foi o uso do Typeform, uma plataforma eletrônica para monitoramento e avaliação do projeto. Abaixo, alguns resultados apresentados pelas crianças e adolescentes sobre seu envolvimento:

 

 

 

 

 

 

Projetos Novos começando nos CCA’s
Como desdobramento do Estimula Cidadania, tiveram início os projetos complementares Cidadania e Comunidade, também com patrocínio da Ultragaz, e o Articulando Redes, patrocínio da Fundação Prada.

O Previna-se, com apoio do FUMCAD, e patrocínios das empreas Sunny International Food, Bexs Banco, Ultragaz e pessoas físicas, teve início em agosto, e conta com 3 psicólogas para oficinas sobre sexualidade, prevenção a DSTs, gravidez precoce e encaminhamentos para casos mais críticos à rede de suporte e proteção às crianças, adolescentes e famílias.
Com apoio do Condeca, o projeto Valores e Ética prevê a formação de todos os profissionais que atuam nos CCAs com Julio Neres, educador formador do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

 

Centro De Educação Infantil – CEI
Nas formações mensais que acontecem todos os anos nos CEI’s, sempre houve a discussão teórica bem como a análise de situações cotidianas vividas nas unidades, de modo a construirmos uma sistemática de documentação das práticas pedagógicas.
Ao longo de 2018, a parceria com a Fundação Carlos Chagas tem promovido o aprofundando de aspectos da primeira infância na educação em reuniões quinzenais com as coordenadoras pedagógicas das cinco unidades. A proposta tem como foco a qualidade dos registros pedagógicos, de modo a documentar o trabalho realizado pelas equipes e subsidiar os processos de reflexão sobre as práticas pedagógicas e de atendimento a todas as crianças dos CEI’s.
Temas como organização dos espaços e seus mobiliários, rotinas e cuidados com o corpo, atividades pedagógicas, linguagem e interações, organização das atividades e relações entre a equipe e os pais são os eixos centrais dos encontros.
As coordenadoras fazem a mediação com os/as professores/as sobre os temas tratados, de modo que suas opiniões, dúvidas e contribuições sejam consideradas durante todo o processo e desenvolvimento da formação. As pesquisadoras/formadoras da Fundação Carlos Chagas são Ana Paula Ferreira da Silva e Eliane Bhering.

 

Centro Dia do Idoso – CDI
IV Festa Junina Beneficente
A tradicional Festa Junina do Lar Santo Alberto teve sua IV edição recheada de atrações como: barracas de brincadeiras para as crianças, comidas típicas, doces, músicas, bingo e muita solidariedade!

Tudo em prol das crianças, adolescentes e idosos assistidos pela ASA. O objetivo foi divulgar o trabalho social da ASA em toda comunidade e para as pessoas que frequentam o espaço. Além de aproximá-las do trabalho, de sua importância, a festa junina trouxe muita diversão a todos. Foi um jeito gostoso e especial de confraternização que reforçou vínculos entre famílias, assistidos e instituição. Além de ser uma forma de captar recursos aos projetos e atividades realizadas na ASA.

Trata-se de um evento solidário que só acontece com a participação de todos. Não seria possível sua realização sem a dedicação das famílias, voluntários e comunidade, que não medem esforços para o sucesso do evento.

 

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos