QUERO DOAR
Blog | 15.06.2021 | Publicado por COMUNICAÇÃO ASA

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa em 2006, o dia 15/06 é um marco mundial de conscientização e enfrentamento da violência contra o idoso.

Pandemia e o aumento das denúncias de violação contra o idoso

Além dos riscos da Covid-19, os idosos são a segunda parcela da população mais vulnerável à violência e aos efeitos do isolamento social prolongado.

Segundo dados do DISQUE 100, no Brasil, entre março e junho de 2020 foram registradas 25.533 denúncias versus 16.039 registros no mesmo período de 2019. Isso representa um aumento de 59%.

Para ASA, o mais alarmante desses números é que São Paulo concentra 5.934 desses casos além de ser o estado com maior número de denúncias.

Tipos de violência contra o idoso

A violência contra a pessoa idosa é crime, porém muitas vezes não reconhecida por quem sofre. Por isso, precisamos esclarecer que além da violência física, negligência, abandono, violência psicológica abuso financeiro e econômico são considerados tipos de violações.

Se você está sofrendo ou sabe de algum caso de privação de direitos e violência, DISQUE 100. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.

A importância do trabalho realizado no CDI Lar Santo Alberto

Através do trabalho social e socioeducativo, a equipe do CDI Lar Santo Alberto visa conscientizar os idosos, seus familiares, cuidadores e gerações futuras sobre a importância do combate à violência e a privação de direitos da pessoa idosa.

A prestação dos nossos serviços se pauta na prática de atividades diversificadas e no desenvolvimento de ações especializadas para a superação das situações violadoras de direitos promovendo a garantia da melhora na qualidade de vida, dignidade, convivência, autonomia, cidadania e manutenção de vínculos familiares.

Em tempos de indiferença e omissão, nossos profissionais envolvidos reforçam diariamente o respeito e dignidade como valores fundamentais no processo do envelhecer.

Faça sua parte, protegendo, cuidando e garantido os direitos dos idosos! Conheça mais sobre o nosso trabalho e apoie a nossa causa!

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos