Apesar dos impactos negativos da pandemia no dia a dia da ASA, nossas equipes estão aproveitando o período para aprender, se renovar e trocar experiências com outros projetos.
O resultado dessa ação: profissionais mais capacitados e preparados para o retorno total do atendimento no segundo semestre de 2021!
Workshop Avisa Lá
Na tarde de 30/06, gerentes, assistentes técnicos e orientadores socioeducativos dos CCAs (Centro para Crianças e Adolescentes) e coordenadoras pedagógicas e professores que estavam em teletrabalho dos CEIs (Centro de Educação Infantil) participaram de um workshop online promovido pelo Instituto Avisa lá.
Essa proposta de parceria partiu da ASA após a realização de um projeto piloto nos CCAs com o projeto Ler É Presente da Ultragaz.
A ação foi conduzida por Cisele Ortiz (coordenadora adjunta – Instituto Avisa Lá) e Érica Dutra (formadora – Instituto Avisa Lá) e teve como objetivo ampliar o repertório de nossas equipes quanto aos objetivos e habilidades presentes na prática de mediação de leitura.
A importância da leitura
Uma obra, mesmo que aparentemente simples, quando tem sua leitura bem mediada, pode contribuir muito para a obtenção de ganhos de repertório para além do simples conteúdo trazido na história.
Na ASA, a literatura é uma linguagem que tem uma relação mais direta com o nosso pilar socioeducativo de cultura. Por isso, nosso foco é sensibilizar nossas equipes quanto à valorização da leitura como uma experiência, na qual o tempo inteiro a emoção e as ideias se conciliam dentro de um mesmo processo.
“A oficina foi muito boa e inspiradora. Ajudou-nos a pensar na leitura como uma importante referência para diferentes processos socioeducativos. Inclusive, outras formas de se produzir narrativas, para além do livro físico; se utilizando de ferramentas digitais como áudio, vídeo, imagens.” – Grupo de Trabalho 4 ASA
Próximos passos
O workshop do Avisa Lá e as oficinas do projeto Ler é Presente, que terminam em agosto/setembro, possibilitarão que os educadores e orientadores socioeducativos da ASA possam mediar leitura com melhores métodos e técnicas mais atuais que estimulam a participação efetiva das crianças e dos adolescentes.
Afinal, ler estimula a criatividade, exercita a memória, contribui para a ampliação do vocabulário e melhora a escrita. Mas, para isso, as crianças e os adolescentes precisam de uma influência ou mediação de alguém para que comecem esse hábito saudável.