QUERO DOAR
Blog | 10.08.2021 | Publicado por admhous

Formação continuada para educadores – Instituto Avisa Lá

Apesar dos impactos negativos da pandemia no dia a dia da ASA, nossas equipes estão aproveitando o período para aprender, se renovar e trocar experiências com outros projetos.

O resultado dessa ação: profissionais mais capacitados e preparados para o retorno total do atendimento no segundo semestre de 2021!

Workshop Avisa Lá

Na tarde de 30/06, gerentes, assistentes técnicos e orientadores socioeducativos dos CCAs (Centro para Crianças e Adolescentes) e coordenadoras pedagógicas e professores que estavam em teletrabalho dos CEIs (Centro de Educação Infantil) participaram de um workshop online promovido pelo Instituto Avisa lá.

Essa proposta de parceria partiu da ASA após a realização de um projeto piloto nos CCAs com o projeto Ler É Presente da Ultragaz.

A ação foi conduzida por Cisele Ortiz (coordenadora adjunta – Instituto Avisa Lá) e Érica Dutra (formadora – Instituto Avisa Lá) e teve como objetivo ampliar o repertório de nossas equipes quanto aos objetivos e habilidades presentes na prática de mediação de leitura.

A importância da leitura

Uma obra, mesmo que aparentemente simples, quando tem sua leitura bem mediada, pode contribuir muito para a obtenção de ganhos de repertório para além do simples conteúdo trazido na história.

Na ASA, a literatura é uma linguagem que tem uma relação mais direta com o nosso pilar socioeducativo de cultura. Por isso, nosso foco é sensibilizar nossas equipes quanto à valorização da leitura como uma experiência, na qual o tempo inteiro a emoção e as ideias se conciliam dentro de um mesmo processo.

“A oficina foi muito boa e inspiradora. Ajudou-nos a pensar na leitura como uma importante referência para diferentes processos socioeducativos. Inclusive, outras formas de se produzir narrativas, para além do livro físico; se utilizando de ferramentas digitais como áudio, vídeo, imagens.”  – Grupo de Trabalho 4 ASA

Próximos passos

O workshop do Avisa Lá e as oficinas do projeto Ler é Presente, que terminam em agosto/setembro, possibilitarão que os educadores e orientadores socioeducativos da ASA possam mediar leitura com melhores métodos e técnicas mais atuais que estimulam a participação efetiva das crianças e dos adolescentes.

Afinal, ler estimula a criatividade, exercita a memória, contribui para a ampliação do vocabulário e melhora a escrita. Mas, para isso, as crianças e os adolescentes precisam de uma influência ou mediação de alguém para que comecem esse hábito saudável.

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos