No dia 28 de setembro, foi realizada mais uma LIVE ASA em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Campinas, com o tema “Um novo tempo: Rupturas e reconexões no ambiente escolar”.
Parceria ASA e SBPSP
Com a suspensão temporária dos atendimentos nos CEIs, CCAs e CDI devido a pandemia, desde 2020, a equipe ASA tem buscado formas de aprimorar os serviços para melhor acolher as famílias em um período tão adverso.
Além do cuidado com os protocolos de segurança, um dos principais pontos de atenção foi a saúde emocional dos colaboradores, crianças, adolescentes, idosos e suas respectivas famílias.
Assim, em parceria com a Diretoria de Atendimento à Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP foram desenvolvidas duas frentes de trabalho: encontros de escuta para os profissionais ASA para prepará-los para receber nossos atendidos e LIVEs direcionadas, principalmente, para as famílias.
O retorno presencial das crianças e adolescentes
A partir do segundo semestre de 2021, creches, escolas e centros socioeducativos foram autorizados a ampliar o atendimento, atingindo a totalidade de sua capacidade física. Porém, apenas a reabertura dos serviços não foi suficiente para convencer pais e responsáveis sobre a importância do retorno às atividades para as crianças e adolescentes.
Ao consultar as famílias atendidas pela ASA, percebemos a resistência por parte de algumas pessoas. Refletimos e concluímos que além de assegurar que protocolos fossem aplicados, seria necessário facilitar o acesso à informação sobre os impactos do isolamento físico para essa faixa etária. Por isso, convidamos Adriana Nagalli e Katty Buscaglione – psicanalistas da SBP de Campinas, para um bate-papo sobre as rupturas e reconexões no ambiente escolar.
LIVE “Um novo tempo: Rupturas e reconexões no ambiente escolar”
O Facebook, principal canal de contato com as famílias atendidas da ASA, foi a plataforma selecionada para transmissão da LIVE. Para assistir, clique aqui.
O bate-papo acompanhando por membros da SBPSP, colaboradores ASA e famílias dos atendidos foi enriquecedor e possibilitou reflexões sobre quebra de vínculos, inseguranças, medos e principalmente perdas.
Alexandre, pai do educando do CCA São José, esteve presente no evento e compartilhou: “Muito obrigado pelas orientações. Gostaria de agradecer todos os profissionais por ajudar nossos filhos nesta nova realidade. Percebi que o segredo é ter equilíbrio e vou tentar ficar mais atendo aos sinais do que é medo real e o medo imaginário dentro deste cenário da pandemia”.
Continue acompanhando a ASA nas redes sociais: @asatransforma