QUERO DOAR
Blog | 13.10.2021 | Publicado por COMUNICAÇÃO ASA

Encerramento do projeto Música para a Vida

Em setembro, foi finalizado o projeto Música para a Vida, patrocinado pela Fundação Abrinq, que teve início em outubro de 2019. Durante dois anos, as crianças puderam vivenciar a música semanalmente e os resultados foram surpreendentes!

Conheça o projeto

O projeto Música para a Vida previa a realização de oficinas de musicalização para as crianças de 2 a 6 anos que frequentam os cincos Centros de Educação Infantil (CEIs) da ASA.
A partir das oficinas, tinha como objetivo divulgar a cultura brasileira não só pelas músicas, mas por histórias, parlendas, trava-línguas, brincadeiras, etc.
Para tanto, o patrocínio da Fundação Abrinq permitiu não só a aquisição de diversos instrumentos musicais, como uma bibliografia de excelente qualidade de CDs, com referências às tradições culturais indígena e afro-brasileiras.

A pandemia e a mudança do projeto

Com a impossibilidade de realização de atividades presenciais devido a pandemia, a equipe de educadores de música (que também são musicoterapeutas, por coincidência), revisou a proposta do plano de trabalho e, com aprovação da Fundação Abrinq, desdobrou seus atendimentos em:
1-  Vídeos semanais para crianças e suas famílias, com músicas, histórias, propostas de atividades e brincadeiras. Assim conseguimos ampliar o atendimento para as 798 crianças dos CEIs.
2- Encontros com as equipes de profissionais dos CEIs com intuito de acolher e apresentar com músicas, histórias e atividades diversas formas de apoio para que eles fossem capazes de assimilar as dificuldades que estavam vivenciando durante esse período.
3- Encontros com as famílias, para auxiliá-las a estar com suas crianças e a estreitar seus vínculos com os CEIs. Essa atividade foi discutida e orientada pelas coordenações pedagógicas em cada unidade.

Parceria com a Fundação Abrinq

A parceria com a Fundação Abrinq foi excepcional. O assessoramento técnico desencadeou uma série de reflexões internas e nos sentimos desafiados a planejar e executar outras ações, além da música.
O primeiro ponto de atenção foram os protocolos de enfrentamento a situações de violências contra crianças e adolescentes (extremamente agravadas durante a pandemia). Refletimos que em nossos CEIs e CCAs havia uma possibilidade de aprimoramento em nossa atuação.
Por isso, realizamos um ciclo formativo com os profissionais dos CEIs e CCAs, no segundo semestre de 2020, organizado pelo projeto “Cidadania e Articulação Comunitária” (com apoio da Ultragaz). O objetivo era debater questões de violência contra crianças e adolescentes, seus direitos e sobre a importância de estarmos articulados com redes locais e atuando no sentido de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos – SGD.
Outro desdobramento foi a criação do Grupo de Trabalho – Proteção Social, que vem discutindo o tema com o objetivo de criar protocolos adequados à nossa atuação com crianças e adolescentes.
Por fim, todo este movimento convergiu para a elaboração de um projeto “Com-Viver”, apresentado ao edital do FUMCAD/2021. O foco principal é prevenir violências contra crianças e adolescentes implicando suas famílias, redes de proteção locais e componentes do SGD.

Impacto do projeto

O projeto Música para a Vida contribui para o desenvolvimento integral de crianças de 2 a 6 anos por meio da música. Além de convidar a ASA a refletir sobre sua atuação nos CEIs e CCAs.

330 crianças                                                                       
atendidas presencialmente

798 crianças
atendidas online

3 Lives
no YouTube da ASA

120
oficinas presenciais

+ 20 horas                                                
de vídeos com atividades

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos