Sem a educação não conseguiremos alcançar a igualdade e quebrar o ciclo de pobreza.
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação para reforçar a sua importância para a humanidade. E com o passar dos anos conseguimos observar que o acesso à educação de qualidade na primeira infância se tornou essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e para o combate das desigualdades sociais.
Estudos comprovam que entre 0 a 6 anos ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais em qualquer pessoa, bem como a aquisição de capacidades fundamentais entre elas cognitivas, sociais, físicas e emocionais.
Isso significa que, uma educação intencional e sistemática durante a primeira infância pode proporcionar uma diferença significativa no processo de aprendizado no período acadêmico. E o ambiente (convívio familiar, comunidade e escola) em que a criança está inserida também pode impactar positiva ou negativamente o seu desenvolvimento.
Sendo assim, o investimento para garantir o acesso à educação nos primeiros anos de vida é crucial para promover oportunidades igualitárias àqueles em situação de vulnerabilidade social. Audrey Azoulay, diretora geral da UNESCO, afirma: “Se quisermos transformar o futuro, se quisermos mudar de direção, devemos repensar a educação”.
Segundo o “INC – Índice de Necessidade de Creches Estados e Capitais” publicado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em setembro de 2024, mais de 70% do total de crianças que vivem em situação de pobreza no Brasil não frequentam a creche.
Na cidade de São Paulo – região de atuação da ASA, o cenário é diferente. 30% das crianças de 0-3 anos não frequenta creche por algum motivo, sendo apenas 4,5% (11.308) por falta de vagas. Os números são inferiores ao considerarmos o grupo em situação de pobreza, sendo um total de 2.609 que não frequentam por falta de vagas.
Em outras palavras, o índice de atendimento do público do Estado paulista foi de 75,83% – dentro da meta do Plano Nacional de Educação. Vale ressaltar que, redes parceiras tem grande contribuição para esses resultados, pois representam 73,96% das matrículas realizadas.
Atualmente, a ASA possui parceria com a Secretaria Municipal de Educação para operar seus seis Centros de Educação Infantil e atender mais de 900 bebês e crianças ao ano. E todas as atividades oferecidas seguem as orientações do Currículo da Cidade para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Indicadores de Qualidade de Educação do Município de São Paulo e as Orientações Normativas.
Entretanto, além de promover um trabalho educativo, compreendemos que nosso papel social deva contribuir com outras garantias de direito das crianças como assistência, alimentação, saúde e segurança. Por isso, promovemos a igualdade de oportunidades educacionais no acesso a bens culturais e às possibilidades de vivências das infâncias, contribuindo para que nossos atendidos usufruam de seus direitos civis, humanos e sociais.
Existem diversas formas para apoiar a educação no Brasil, tanto em ações individuais quanto coletivas. Você pode se engajar em movimentos que defendam a melhoria de políticas públicas ou se unir a instituições voltadas à educação.
A ASA é uma organização da sociedade civil, que oferece serviços de educação e assistência social para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em diversas etapas da vida, visando oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade.
E desde a nossa fundação, contamos com o apoio de pessoas e empresas para garantir a entrega de um atendimento de qualidade na cidade de São Paulo. Junte-se a ASA nessa transformação social com doações mensais ou participe do Programa de Voluntariado – ASA Move Pessoas.