Conheça a ASA

1400
crianças, adolescentes e idosos atendidos anualmente
5
Centros de Educação Infantil - Creches ASA
5
Centros para Crianças e Adolescentes - Recantos ASA
1
Centro Dia para Idosos
2
Brechós

A ASA – Associação Santo Agostinho é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que há 75 anos, atende mais de 1400 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de São Paulo.

A instituição tem como missão transformar ao educar e cuidar de crianças e adolescentes, e acolher e promover o bem-estar de idosos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade.

Ao todo, a ASA possui 14 unidades: 5 Centros de Educação Infantil, 5 Centros para Crianças e Adolescentes e 1 Centro Dia de Convivência para Idosos, 2 brechós e 1 unidade administrativa.

Nos CEIs – Creches ASA, o projeto pedagógico criado em parceria com a Fundação Carlos Chagas e o Instituto Girassol–Educação Infantil e Pesquisa, baseia-se na pedagogia do “Cuidar / Educar Crianças Pequenas”, que significa propiciar espaço, tempo e materiais que permitam às crianças brincar, dormir, se movimentar, expressar pensamentos e sentimentos e adquirir autonomia.

E nos CCAs – Recantos ASA, durante o período do contraturno escolar, os educandos participam de oficinas de cultura digital, esportes, teatros, música, alimentação saudável, entre outras. Estas atividades socioeducativas favorecem o desenvolvimento educacional, o acesso à cultura e ao esporte e a inclusão digital das crianças e adolescentes.

Já o Centro Dia Lar Santo Alberto proporciona um espaço de convivência para até 60 idosos semi-independentes com mais de 60 anos, que acolhe e oferece oportunidades para o envelhecimento ativo.  Lá os idosos participam de oficinas diversas, fazem amigos e se sentem motivados para a vida. As ações desenvolvidas no Centro Dia Lar Santo Alberto envolvem exercícios físicos e fisioterapêuticos, além de atividades que potencializam as relações sociais, a participação familiar, a autonomia e o fortalecimento das capacidades cognitivas.

Estas ações são realizadas por 235 profissionais capacitados e alinhados com os princípios organizacionais da ASA. Com isso, a instituição tem como visão ser reconhecida pela sociedade como uma organização de referência na prestação de serviços para a população em situação de vulnerabilidade social, nas diferentes etapas da vida.

Hoje, para desenvolver suas atividades a ASA conta com convênios com a Prefeitura de São Paulo, desenvolve projetos com empresas e fundações parceiras, comercializa produtos diversos nos brechós e realiza campanhas com pessoas físicas e jurídicas.

Para apoiar a ASA, é possível destinar parte do seu Imposto de Renda para os projetos sociais; tornar-se um doador mensal de recursos; doar as notas fiscais paulistas dos seus estabelecimentos; doar roupas, sapatos e acessórios para os brechós; participar dos eventos e bazares e também conhecer as possibilidades de parcerias que geram responsabilidade social às empresas.


Missão:

Transformar ao educar e cuidar de crianças e adolescentes, acolher e promover o bem-estar de idosos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade.

Visão:

Ser reconhecida pela sociedade como uma instituição de referência na prestação de serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, nas diferentes etapas da vida.

Valores:

  • Excelência nos serviços prestados
  • Compromisso com a transformação do ser humano
  • Interação com as famílias
  • Capacitação contínua das equipes
  • Transparência nas ações
  • Respeito ao ser humano, cultivando atitudes de igualdade, honestidade, responsabilidade, justiça e ética nas relações humanas.