O Selo Doar ou Selo PGTD (Padrões em Gestão, Transparência e Doação) é uma iniciativa do Instituto Doar lançada em 2012, que tem como objetivo incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras.
O selo foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais (IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e internacionais (ICFO – International Committee on Fundraising Organizations).
E, está organizado em oito grandes eixos: Causa e Estratégia; Governança; Contabilidade e Finanças; Gestão; Recursos Humanos; Estratégia de Financiamento; Comunicação; e Prestação de Contas e Transparência.
Instituições que queiram obter esta certificação deverão validar pelo menos 43 dos 52 critérios. Dentre um seleto grupo de 200 organizações certificadas, a ASA obteve o conceito máximo e recebeu o Selo Doar A+.
Para o Instituto Doar, “essas conquistas reforçam ainda mais o nosso compromisso com o social, em aumentar a cultura de doação no Brasil, atestando a qualidade, governança e transparência de centenas de organizações competentes como a ASA”.
Segundo a Superintendente Executiva da ASA – Melissa Pimentel: “Esse reconhecimento reforça nosso modelo de gestão, atesta nossa capacidade de planejamento e valida nossas ferramentas e processos de controles internos. Além de ser uma forma de assegurar aos doadores, apoiadores e parceiros a excelência do nosso trabalho, que há mais de oito décadas, contribui com o desenvolvimento social da cidade de São Paulo.”
Conheça, doe, compartilhe! Conheça mais sobre nosso trabalho!
Para mais informações sobre o selo, acesse: www.institutodoar.org