QUERO DOAR
Unidades | 11.12.2013 | Publicado por admhous

Literatura nas Creches e Recantos

Capacitação em Leitura Mediada é realizada pela ONG Trapézio

Os Três Porquinhos, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida e muitos outros clássicos compõem o repertório infantil. Mas esse ano, nos cinco Centros de Educação Infantil (CEIs), as creches da ASA, o projeto “Literatura, brinquedos e brincadeiras” permitiu uma grande ampliação desse repertório. Contos indígenas, mitologia grega, literatura de cordel, contos populares e literatura contemporânea também passaram a fazer parte do dia-a-dia, aguçando ainda mais a imaginação e a criatividade das crianças.

O enriquecimento do trabalho foi possível a partir da capacitação oferecida pelo Grupo de Apoio à Escolarização Trapézio a todos os profissionais das creches e recantos da ASA em Leitura Mediada. Como continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito nos dois anos anteriores, foram realizados cinco encontros nos quais foram apresentados diversos estilos literários. “Hoje a literatura infantil está amplamente inserida nas Creches e Recantos da ASA, sendo trabalhada desde o berçário até as turmas dos adolescentes dos Recantos”, enfatiza a coordenadora do Trapézio, Isabel Moreira Ferreira.

“Nós consideramos a literatura uma ferramenta potente para a formação da criança e também dos próprios professores e equipe de apoio, não só para a ação profissional mas também para suas vidas, já que essa transformação chega às suas casas. Temos vários relatos da equipe de apoio, por exemplo, de que a partir desses encontros passaram a ler mais, ler com seus filhos, enfim, levar a literatura para suas vidas”, conta Isabel.

O Grupo Trapézio é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos, programas e ações sociais dirigidas à comunidade escolar. Há três anos capacita os profissionais da ASA, qualificando ainda mais o trabalho desenvolvido.

Acesse nosso canal no Youtube, assista ao video e conheça mais sobre essa iniciativa: http://youtu.be/RkE56NJ1-7w

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos