QUERO DOAR
Blog | 29.09.2023 | Publicado por COMUNICAÇÃO ASA

Programa Cuidar de Quem Cuida para colaboradores

Encontros bimestrais com especialistas abordam temas relevantes e proporcionam momentos de troca, aprendizado e cuidado

A palavra “cuidado’’ deriva do latim “cura”, que significa desvelo, solicitude, zelo e preocupação. Ela era usada em relações de amor e amizade ou para se referir a um objeto estimado. Outra origem apontada para o termo é a palavra latina “cogitare”, que pode ser traduzida como cogitar, pensar, colocar atenção e mostrar interesse. Os significados estão estreitamente relacionados e mostram que cuidar não é uma ação isolada, mas uma forma de se relacionar consigo mesmo e com o mundo, constituindo-se como um dos pilares da vida humana.

No mês do Setembro Amarelo, campanha anual que promove a conscientização sobre a importância da saúde mental, é imprescindível falar sobre cuidar e ser cuidado em todos os espaços, incluindo no terceiro setor. Na ASA não seria diferente, pois o tema sobre saúde mental é uma preocupação e ganhou mais destaque após a pandemia, justamente pela instituição atender diretamente uma população mais vulnerável que necessita de atendimento e atenção. “Entendemos que mais do que nunca esse olhar é necessário e a grande força está na troca. Sobretudo, é importante que as pessoas percebam que não estão sozinhas”, afirma Jessy Belfort, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Pessoas da ASA.

Mudança precisa começar internamente

Neste ano, a ASA iniciou o programa institucional Cuidar de Quem Cuida voltado ao bem-estar dos mais de 270 colaboradores, desenvolvido pela Gerência de Desenvolvimento Organizacional e Pessoas. A cada dois meses, a iniciativa promove na ASA Central encontros com palestrantes voluntários no formato informativo e interativo sobre temas relevantes para a atuação no dia a dia, independentemente do cargo que exerçam.

O lançamento ocorreu em fevereiro e contou com a palestrante e especialista em Ciência da Felicidade, Chirles de Oliveira, que abordou o conceito de mindfulness (atenção plena). Os participantes realizaram dinâmicas de autocuidado para ajudar no equilíbrio, no foco e na busca ativa e planejada da qualidade de vida e da felicidade.

“Muitos colaboradores nos relatam o desafio de manter o equilíbrio frente ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos em territórios de vulnerabilidade social. E o Cuidar de Quem Cuida foi criado para atender essa demanda. Afinal, a ASA é uma organização que, desde a sua fundação, tem como missão cuidar e acolher pessoas. Além disso, percebemos que para entregarmos um atendimento de qualidade, precisamos disponibilizar todos os tipos de ferramentas que suportam o trabalho da nossa equipe. Quando as pessoas estão bem, automaticamente todas as suas esferas estarão, e isso é muito importante tanto na assistência social quanto na educação”, afirma Melissa Pimentel, Superintendente Executiva da ASA.

Temas incluem desde saúde mental a alimentação saudável

Em abril, a neuropsicóloga Luciana Conrado conversou sobre o cuidado das emoções, destacando a necessidade de prestar atenção aos sentimentos e aprender a lidar com eles da melhor maneira possível. Os colaboradores fizeram uma dinâmica de troca de sapatos, na qual se colocaram no lugar do outro e exercitaram a empatia com o próximo.

Em junho, convidamos a nutricionista Simone Martiniano para falar sobre alimentação saudável e sua contribuição para o aumento da disposição e da autoestima, diminuição do estresse e ansiedade, melhora da qualidade do sono e prevenção de doenças. Nossa equipe teve a oportunidade de refletir sobre as escolhas para nutrir seus corpos e testou duas receitas: um suco detox (feito com couve, maçã e limão) e uma maionese de abacate.

Já em agosto, o tema escolhido foi a Comunicação Não-Violenta (CNV). Mariana Garcia, comunicadora especialista em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, compartilhou recursos que podem apoiar a construção de relações mais saudáveis e respeitosas e promover o autocuidado. O encontro ampliou as habilidades de comunicação dos participantes, orientou sobre a qualidade das conversas diante dos desafios do dia a dia e reforçou a necessidade de reconhecer limites pessoais e individuais.

Participantes destacam novos aprendizados adquiridos no programa

Além de proporcionar vivências, a ASA busca mensurar os impactos e resultados do programa Cuidar de Quem Cuida. Após a realização de cada encontro, é aplicado um questionário de avaliação com os participantes. Também é levado em consideração as avaliações dos indicadores do setor de Recursos Humanos e as sugestões das lideranças da ASA.

Comprovando as expectativas, todos os respondentes consideraram que o programa contribuiu para aquisição de novos aprendizados e conhecimentos. Entre os aspectos mais positivos, foram apontados: conhecer pessoas de outras unidades, a comunicação e a experiência, os temas abordados e, principalmente, as dinâmicas realizadas.

“Trazer esse formato de aprendizado para que as pessoas sejam capazes de lidar com situações e reações naturais do ser humano é muito importante. Percebemos, ao longo dos encontros, que foi a primeira vez que alguns colaboradores da ASA refletiram sobre os temas propostos. Mais agravante, que a autocobrança e a linguagem violenta consigo mesmo é frequente. Por isso, incentivamos a continuidade de um programa que possa trabalhar o autocuidado e outras questões internas que contribuem para uma melhor relação no ambiente familiar, no trabalho e na vida”, complementa a gerente de GDOP.

Ela ressalta que quase 90% dos que trabalham na instituição são mulheres, e que, historicamente, o papel de cuidador está imposto à figura feminina: “A mulher cuida no trabalho, em casa, tem uma jornada tripla e possui muitas demandas. Por consequência, pode perder seu limite, não praticar o autocuidado, se culpar cada vez mais, e ser acometida por casos de depressão e burnout. E, neste cenário, precisamos promover a conscientização sobre a importância da saúde mental, do cuidar e ser cuidado e da importância de cada um para a transformação que causamos na sociedade”.

Apesar de ser o primeiro ano do Cuidar de Quem Cuida, a ASA já vislumbra oportunidades e parcerias no futuro. Acesse nosso Relatório de Atividades 2022 e encontre informações sobre outras ações já realizadas!

O nosso site utiliza cookies de monitoramento, conforme explicado em nossas Políticas de Uso, Privacidade e Cookies. Se você está de acordo, clique em "Aceitar todos". Porém, você pode definir suas preferências clicando em "Configurar ou Rejeitar".
Configurar ou Rejeitar Aceitar todos